segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Homem Árvore

A um indonésio de 35 anos depois de um corte profundo no joelho num acidente ainda adolescente, começou a desenvolver verrugas de uma forma anormal. Esta problema limitou muito a vida do pescador, que chegou mesmo a mostrar-se num circo para receber o dinheiro que as pessoas davam para o verem.

De acordo com o dermatologista americano Anthony Gaspari, que está estudando o caso , o indonésio aparentemente sofre de uma variação do vírus do HPV.
O HPV, ou vírus do papiloma humano, infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações. Uma das formas mais conhecidas de propagação da doença é pela relação sexual. Mas neste caso, a doença agravou-se devido a um problema genético do ex-pescador: seus anticorpos são incapazes de combater ou simplesmente deter o crescimento das verrugas.

Em depoimento ao canal Discovery - que exibiu recentemente um documentário sobre o caso - Gaspari diz acreditar que um severo tratamento com vitamina A pode ajudar a determinar a origem do problema. "Quero levá-lo aos EUA para estudar o caso. Nunca vi nada assim antes."

Não há muitos comentários para fazer... pelos vistos ainda há muitos casos em que os responsáveis pela saúde não conseguem, por desconhecimento, reagir da melhor forma. É importante que se continua a investir na investigação científica para que o nº de casos sem resolução diminua. Este é realmente um caso que choca as pessoas... afinal somos mesmo muito pequeninos.

Foto: Não colocada por consideração

1 comentário:

Gabriel dos Santos disse...

Realmente um caso fora do normal. Ainda bem que publicaste um video associado a este facto e o viste na televisão senão eu dizia que tu estavas a gozar connosco.è um problema estranho e que não consigo perceber muito bem como é possivel ocorrer.