terça-feira, 13 de novembro de 2007

Leite materno e QI do bebé

O leite materno está relacionado com o QI do bebé. É o que um novo estudo científico realizado no Instituto de Psiquiatria do King´s College London traz ao público!

Pesquisas demonstraram que os ácidos gordos presentes no leite humano podem influenciar o desenvolvimento cerebral. Utilizando esses dados como ponto de partida, um grupo de cientistas liderado pela equipa do Instituto referido resolveu investigar como a constituição das crianças interage com o leite materno a ponto de afectar sua inteligência.


Os resultados, publicados no Proceedings of the National Academy of Science USA, revelam que o aleitamento materno pode fazer variar o quociente de inteligência de um bebé se o recém-nascido possui uma versão específica de um gene, o FADS2 (sigla em inglês para Ácidos gordos desaturase 2), que afecta o processamento dos ácidos gordos.


Terrie Moffitt, professor de psiquiatria do King's College. “ A nossa sequência lógica do ambiente ao marcador genético permitiu-nos descobrir pela primeira vez a ligação entre o gene FADS2 e o QI, importante para a saúde da criança.”


O marcador genético a que Moffitt se refere está localizado no gene FADS2, que por sua vez apresenta duas variantes primárias. O novo estudo, que contou com 1.000 crianças neozelandesas na década de 70 (parte delas recebeu leite materno) e mais de duas mil crianças amamentadas que moravam no Reino Unido na metade da década de 90, revelou que 90% das participantes tinham pelo menos uma cópia da versão mais comum do FADS2, enquanto que 50% delas possuíam duas cópias.


“As crianças amamentadas obtiveram uma pontuação em média 3 pontos mais alta que a população no teste de Q.I., enquanto que aquelas que não receberam leite materno ficaram com 3 pontos a menos”, explica Moffitt. Por outras palavras, o aleitamento materno levou ao ganho de alguns pontos no Q.I... Portanto, a ausência de leite materno na alimentação de bebés com uma certa predisposição genética pode ter efeitos negativos para a inteligência.

Verdade ou não, vários fabricantes de leite para recém-nascidos passaram a aplicar uma dose extra de ácidos gordos no leite fabricado.




Sabendo que o desenvolvimento cerebral é um mecanismo que nos acompanha até à morte, sendo que nos primeiros anos esse desenvolvimento é mais acentuado, este estudo pode ter uma certa razão.
Mas dúvidas não há que o leite materno é essencial para o desenvolvimento a todos os níveis do bebé, desde nutricional, imunológico e como diz esta notícia, auxilia o desenvolvimento cerebral


5 comentários:

Anónimo disse...

fikei parva com esta postagem.... nao no sentido de nao concordar mas pensei em mim... eu, em criança, nao fui alimentada de leite materno devido a certos problemas da minha mae... isso significa que afectou a minha inteligencia?! entao e de quem e a culpa neste caso?! a minha mae bem me queria alimentar mas nao podia...


hoooo fiquei burra por nao ter sido alimentada por leite materno...


excelente postagem... desconhecia isto!!!


=)

mArGaRiDa disse...

Isso é mau! Concordo com a ana curralo, eu também não fui alimentada com leite materno porque a minha mãe não produzia leite de qualidade! Fico surpreendida, não sabia destas coisas! Muito interessante! Há gente com sorte xD

Gabriel dos Santos disse...

Eu já tinha conhecimento de que é o leite materno que fornece os primeiros glóbulos brancos ao bébé, mas que também estava relacianado à intelegência da criança, isso para mim é novidade. Quanto a se eu fui ou não amamentado pela minha mãe, respondo no próximo dia...lol

Silva33 disse...

AHAH... a inteligência é relativa...

Hélia disse...

Este artigo e uma novidade total...
Já tinha ouvido falar e vi teste que mostram que o leite materno ajuda e muito no desenvolvimento do bebe, ate mesmo ajuda na ligação emocional da mãe com a criança, mas nunca pensei que também se relaciona-se com a inteligência da criança.
Só confirma que amamentar a criança traz muitos benefícios em vários sentidos. È pena nos casos em que por diferentes motivos, por vezes algumas mães não o possam fazer.

Bom trabalho :)